Venho partilhar com vocês o primeiro desafio, que começou mal o baby nasceu.
Espero que a minha experiência e o meu relato de alguma forma vos ajude.
O meu parto acabou em cesariana. Fiquei triste, muito triste porque não era mesmo o que tinha sonhada.
Porque meninas, metam na cabeça uma coisa: nós não controlamos nada. A vida não é preto no branco. Não é uma linha direita. É importante ter a mente aberta, para não sermos derrubadas por expectativas falhadas e pelos sonhos que não se realizam nesse dia tão especial que é receber um filho nos braços.
Também sonhei em receber o meu filho acabado de nascer no meu peito, sonhei com o tal cheirinho a flores que dizem que têm e iniciar a amamentação logo ali.
Mas nada disso também aconteceu.
Apesar de ter feito o meu plano de parto onde incluía que em caso de cesariana desejava fazer pele com pele e amamentar imediatamente, não foi o que aconteceu. Acabei por ficar mais tempo no bloco para retirar o meu teratoma do ovário esquerdo.
É importante dizer que estudei muito sobre a amamentação, que na gravidez fiz de tudo para estar informada e preparada para possíveis desafios. E ainda bem.
Acho importante considerar na gravidez que, se as coisas forem por outro caminho, vamos ultrapassar e está tudo bem na mesma. Mas para isso é preciso estar minimamente informada e ter um plano B.
Iniciei a amamentação talvez 1 H ou 1:30 depois do parto e completamente grogue e com o baby todo vestido.
Bem, aqui começa o drama. Segundo as enfermeiras o meu mamilo não era o suficiente "para fora" era para o raso. Disseram que tinha de usar mamilos de silicone. Eu disse que não queria, que queria tentar assim mesmo. Eu tinha estudado, sabia que o mamilo não era impedimento de nada o segredo era a boa pega. Sabia que não queria colocar nada de tetinas etc que fizessem o bebé rejeitar a mama.
Mas, como já disse atrás... A vida pode pregar umas partidas.
Continuando... garanto que o piolho estava a fazer bem a sucção, mas achei que não abriu muito a boquinha.
Passaram 12 H e ele não fazia xixi.... Disseram-me que tínhamos de dar suplemento. Eu pedi para esperar mais um pouco! Disseram-me que tinha que pôr os mamilos de silicone, que estava a prejudicar o meu filho... E pronto, lá coloquei. Conclusão: 16 H e xixi nada .... Começamos o suplemento.
Comecei a ficar super triste, nada estava a ser como tinha idealizado. Chorei a dar-lhe o biberón, discuti com o marido porque não queria fotos nem filmes meus a dar o suplemento ao baby. Enfim. Estava doidinha de todo, dolorida fisicamente e zangada por não ter tido o parto desejado nem a amamentação como imaginei.
E é aqui que vos digo: para quê ficar assim? Calma meninas... É arregaçar as mangas e ir á luta! Tudo se resolve, mas claro, estarmos informadas pode fazer toda a diferença!
Apercebi-me que o baby tinha o freio curto, pedi para falar com um pediatra. E foi confirmado, cortaram ainda na maternidade. Achei que era a solução dos meus problemas... Mas não houve nenhum milagre ali... Continuei com os mamilos de silicone e o suplemento.
Decidi que tinha de fazer algo mais. Ainda na maternidade, agendei logo uma consulta com uma consultora de amamentação e viemos para casa.
(Continua...)
Comentários
Enviar um comentário